Produções da CTATeatro para a InfânciaTemporada 2019

DONA RAPOSA E OUTROS ANIMAIS

A partir das fábulas de La Fontaine | Encenação de Teresa Gafeira

COMPANHIA DE TEATRO DE ALMADA

Se é verdade que há uma fábula em todas as histórias, as famosas e intemporais fábulas de La Fontaine são verdadeiros ensinamentos, também pela sua proximidade com o mundo natural – de que as pessoas são parte. Inspirando-se nas parábolas de Esopo, La Fontaine transformou as virtudes e os defeitos humanos dos cortesãos de Luís XIV, o Rei Sol, em histórias sobre animais, transfigurando-os para melhor os expor na sua abundância de formas, algumas de grande comicidade. Nos bichos que Teresa Gafeira (n. 1952) convocou para Dona Raposa e outros animais, podemos ver-nos, e às nossas vidas, e ao nosso Mundo.

Jean de La Fontaine (1621-1695), poeta e homem de vários talentos artísticos, estudou Direito em Paris, onde frequentou um famoso círculo literário de homens de letras: o grupo da Table Ronde, onde aprendeu que o exercício rigoroso da escrita exige uma consciência política. Marginal relativamente a uma certa forma de cortesania, autor de fábulas (escreveu 239!) que, nalguns casos, questionavam os poderosos, seria admitido na Academia Francesa apenas em 1684, por “bloqueio” deliberado de Luís XIV e dos seus aduladores.


Seríamos bem pouco, ou mesmo nada, e os nossos espíritos, desocupados, de nada serviriam, se todos os mitos, fábulas, alegorias, não existissem. É o falso que dá cor e vida ao verdadeiro.
Paul Valéry, Petite lettre sur les mythes (1930)


26 e 27 OUTUBRO, 2019 | SALA DE EXPERIMENTAL

sáb às 16h00
dom às 11h00

Duração: 50 min. | M/3

COMPRAR BILHETE

Intérpretes João Farraia, Pedro Walter e Vera Santana
Cenografia Ana Paula Rocha
Desenho de luz José Carlos Nascimento
Máscaras e adereços Carlos Cristo
Operação de luz e som Paulo Horta


tags
mostrar mais
Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker