35º Festival AlmadaEspectáculos portugueses

A TECEDURA DO CAOS

Direcção e coreografia de Tânia Carvalho

INTERPRETAÇÃO:
Artistas da CNB
MÚSICA:
Ulrich Estreich
FIGURINOS:
Aleksandar Protic
DESENHO DE LUZ:
Zeca Iglésias
CENOGRAFIA DE LUZ:
Jorge Santos
REMONTAGEM:
Marta Cerqueira

 

DURAÇÃO:
1h00
CLASSIFICAÇÃO:
M/12
comprar bilhete

Entre Janeiro e Março a Companhia Nacional de Bailado juntou-se ao Teatro Maria Matos e ao Teatro São Luiz para dedicar um ciclo ao percurso de 20 anos de Tânia Carvalho. Para a coreógrafa, remontar algumas das suas peças mais antigas significou, de certa forma, colocar-se também no papel de espectadora: “Ver de repente uma peça antiga montada em poucos dias torna-se surpreendente”. A tecedura do caos, criada em 2014, entra em diálogo com a Odisseia, de Homero. Assente na ideia de regresso e de reencontro, a obra faz contrastar o desejo de Ulisses em regressar a Ítaca com os sucessivos obstáculos que se lhe colocam. Em cena, os bailarinos parecem utilizar gestos que precedem a consciência: a escansão dos seus movimentos implica que a emoção se dê antes de tudo o mais. E que a dança não procure esquivar-se à sua vocação divina. Para Tânia Carvalho, “criar é tão simples que se torna complicado”.

Dos domínios da coreografia, Tânia Carvalho transporta-se frequentes vezes para a composição musical. Propõe-se como uma artista cuja vontade de expressão não se esgota numa só linguagem. As suas criações vagueiam pelas sombras, pela vivificação da pintura, pelo expressionismo e pela memória do cinema. Assim, ao longo de quase duas décadas, Tânia Carvalho vai fazendo o seu caminho: criterioso e cada vez mais multidisciplinar.


Weaving Chaos was originally presented in 2014 and it consists on a dialogue between the Portuguese choreographer Tânia Carvalho and the Homeric Odyssey. This re-edition is due to an initiative of the Portuguese National Ballet Company, supported by Teatro Maria Matos and Teatro São Luiz, which this year celebrated the choreographer’s twenty-year career.


ALMADA

TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE
Sala Principal

SEX 13

SÁB 14

21h30

19h00


COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO (Lisboa / Portugal)


tags
mostrar mais
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker